curso-reabilitacao-funcional-8-7-2016

Curso de Reabilitação Funcional – Método Sistema Integrado de Movimento – SIM

Veja o vídeo de apresentação:

A essência da Fisioterapia é a arte de cuidar dos indivíduos através de uma abordagem cinesioterapêutica, ou melhor, métodos cinéticos-funcionais. Podemos considerar a Fisioterapia uma ciência que tem em sua base o movimento humano, o qual, nos últimos anos vem sendo negligenciado pelos profissionais.

O movimento humano, realizado de forma harmônica a sua anatomia e biomecânica é capaz de prevenir e tratar diversas patologias como aquelas associadas as articulações de joelho, ombro e quadril. Visto que o movimento incorreto vem se demonstrando fator causal de diversas alterações musculoesqueléticas, levando a desequilíbrios funcionais.

Um bom conhecimento dos aspectos biológicos humanos seria fundamental para um desenvolvimento adequado da arte da Fisioterapia, um raciocínio clínico baseado em Anatomia, Fisiologia e Biomecânica se faz fundamental para conduzirmos nossas avaliações, tratamentos e prognósticos, visto que, somos profissionais de entrada, onde temos como fator primordial adequar nosso conhecimento ao sucesso de nossos tratamentos.

Entenda um pouco mais:

O IARC – Instituto Alavarce de Reabilitação da Coluna entende que o movimento humano correto é fundamental para nossa saúde, assim também como o desequilíbrio funcional é fator causal de muitas patologias associadas a diversos segmentos do corpo humano.

Assim, também é de entendimento do IARC a dificuldade do Fisioterapeuta em prescrever exercícios corretivos aos seus pacientes, onde são encontrados comumente erros nos protocolos de avaliação e tratamento através de exercícios. É muito comum encontrarmos protocolos prescritos sem objetivos, metas e nem prognósticos de evolução, estamos vivendo dentro de uma moda de exercícios funcionais, onde o Fisioterapeuta está perdido em seu papel, dentro desse conceito.

Com isso, o objetivo da Metodologia IARC é levar até os alunos o conhecimento de como avaliar e prescrever exercícios corretivos, onde o aluno conseguira traçar objetivos e prognósticos evolutivos. Através da metodologia o aluno será capaz de identificar debilidades funcionais e traçar protocolos corretivos e assim em uma reavaliação demonstrar para seu paciente sua evolução funcional e patológica.

Curso

Data: 17, 18 e 19 de março de 2017

Local: logo-inspirar-footer

Faculdade Inspirar – Campo Grande. Rua Jeriba, 730 – Chácara Cachoeira, Campo Grande/MS. 

Contato para informações e inscrições: Munir – (67) 9245-9333

Objetivo

Capacitar os alunos no desenvolvimento de laudos funcionais e de prescrições de exercícios corretivos para tratamentos de patologias.

Público Alvo

Fisioterapeutas, Educadores Físicos e estudantes do último ano.

Carga Horária: 20 horas

Horário: 1° dia: 19h às 22h | 2° dia: 8h às 18h | 3º dia: 8h às 16h

Número de vagas: 25

Conteúdo

1. Apresentação do conceito

2. Introdução ao tema

3. Definição de Exercícios Funcionais

3.1 Definição de Exercícios Corretivos

3.2 Definição de Exercícios Terapêuticos

4. Patologias Associadas

4.1 Patologias de quadril

4.2 Patologias de ombro

4.3 Patologias do joelho

4.4 Patologias da coluna

5. Testes Funcionais

5.1 Agachamento

5.2 Leg Raise

5.3 Passada

5.4 Mobilidade da cintura escapular

5.5 Estabilidade Rotacional

5.6 Push up

 

Professor

Please specify image url.

Felipe Alavarce

Fisioterapeuta e Osteopata
Envie uma mensagem
or

(14) 98230-0036

Me. Felipe Alavarce, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Osteopatia e Técnicas de Terapia Manual com Ênfase em Osteopatia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Formação em Functional Movement System (FMS), idealizador do Metódo Sistema Integrado de Movimento (SIM) e professor da Ebrafim, da Faculdade Inspirar e do Método Pilates Ebrafim/IARC.