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Pilates é um método de alongamento e exercício físico que se utiliza do peso do próprio corpo na sua execução, abrangendo-o de forma uniforme e com capacidade de melhorar a respiração, aumentar a flexibilidade e desenvolver força muscular. A técnica apresenta diversos benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas, em especial, os problemas relacionados à coluna.

O IARC traz para Bauru, em parceria com o Instituto Pilates Brasil e a Clínica Laboral, uma metodologia própria e eficaz no tratamento e prevenção de patologias através do Método Pilates.

Pilates na Reabilitação

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Pilates é um método de alongamento e exercício físico que se utiliza do peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Entre as inúmeras vantagens, destacamos o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.

O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e, em determinados casos, trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estímulo à circulação na região.

O Pilates pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. O trabalho de reabilitação é bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto. Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar seu desempenho físico.

Os atendimentos de Pilates voltados para a reabilitação farão uso dos exercícios de Mat (colchonete), uma versão da técnica onde os movimentos são feitos apenas no chão, valendo-se do peso do próprio corpo e da força da gravidade. O método Pilates não é somente um conjunto de exercícios, mas sim uma disciplina de saber como mover-se. Se você está com dor, é justamente porque você não sabe como se movimentar.

Indicação

O Pilates pode ser direcionado tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais, quanto para pessoas que buscam manter ou melhorar seu desempenho físico. Indicado na faixa etária entre 7 e 100 anos de idade, serve para pessoas sedentárias ou atletas de ponta.

O método é utilizado por profissionais da área da saúde para tratar diversos tipos de patologias e lesões. Pode servir como uma atividade para condicionar o corpo de forma isolada ou associado a outras atividades.

Quais os benefícios?

 

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Praticando irá sentir-se melhor. Melhorar a postura, a coordenação, ganhar amplitude de movimentos e ter maior tonicidade muscular.

Em cada estúdio o aluno é considerado único: depois de uma avaliação, os exercícios são dirigidos às necessidades específicas desse aluno, para criar um corpo harmonioso e com grupos musculares bem equilibrados. A coluna, bem alinhada e alongada, faz com que algumas pessoas afirmem que ficaram mais altas.

Ao trabalhar os músculos posturais e do centro do corpo, a postura melhorará significativamente, ajudando-o nas suas atividades diárias: as horas ao computador, tratar dos filhos ou netos pequenos ou carregar as compras do supermercado. Uma enorme porcentagem dos alunos afirma também que o trabalho calmo e objetivo sobre o corpo lhes proporciona um maior equilíbrio emocional.

De maneira geral, podemos citar como benefícios do Pilates:

– Melhora a força, a flexibilidade e o tônus muscular;

– Reduz a fadiga;

– Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações;

– Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio;

– Melhora a respiração e a autoestima, reduzindo o stress.

Galeria de fotos

 

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