oesteopatia-2017
 

Este curso é recomendado pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA MANIPULATIVA (ABRAFIM) – este curso pode se aproveitado como Especialização Lato Sensu – Entre em contato conosco e saiba mais.

Condição de pagamento:

Matrícula de R$100,00 e mais 25 parcelas de R$ 425,00 no boleto bancário.

Promoção:

50% de desconto na matrícula para pagamentos em até 30 dias antes do curso. As 10 primeiras inscrições garantem 5% de desconto nas mensalidades para pagamentos até o dia do vencimento. Para solicitar o desconto, entre em contato pelo e-mail secretaria@ebrafim.com.

Definição de Osteopatia

Osteopatia não é uma técnica! É uma ciência fundamentada em uma filosofia própria. Seus princípios têm origem nas leis da vida e da natureza. Através das respostas do corpo, busca a compreensão das funções de cada organismo em seu ambiente. É a arte do entendimento da doença para cada indivíduo, sem se importar somente com seus sintomas ou diagnóstico.

Princípios da Osteopatia:

São quatro os grandes princípios sobre o qual repousam a medicina osteopática:

1 – A estrutura governa a função;

2 – A unidade do corpo;

3 – A autocura;

4 – A lei da artéria.

A origem das manipulações das articulações se perde no tempo. Graças à escrita, são reveladas as primeiras provas da experiência das manipulações. Os primeiros documentos nos chegam do Egito. Os papiros descobertos dor Edwin Smith (5000, 4.700 a.C.) e o papiro número 5 do Ramesseum (4.150, 3.560 a.C.) são provas. Mais tarde, na tumba de Ramsés II (-1.298, -1.235), vemos as primeiras pinturas representando uma manipulação da cabeça do rádio. Na Grécia, Hipócrates de Cós (460 – 370 a.C.) descreve em seu trabalho de articulação algumas manipulações. Em Roma, C. Gallien (131-201 d.C.), que era médico do imperador, curou o historiador Pausanias de uma nevralgia cervicobraquial manipulando as vértebras cervicais. No oriente médio, Avicena (980-1.037 d.C.), descreve as ciáticas no quarto livro do seu Canon, cujas bases nascem da medicina Hipocrática. Na Espanha, Luis de Mercado, em 1.527, foi o primeiro universitário a utilizar e ensinar as manipulações. No século XV, o doutor Miguel Léon Portilla fez o relato das manipulações astecas. Na Polinésia, o navegante Cook foi tratado em 1.768 de dores torácicas pelos indígenas. No século XIX, na Inglaterra, Dr. Harrison aprendeu as manipulações dos “Bone Setters”. Em 1.850, Lucas Championnière escreveu a famosa frase “O movimento é a vida”. Nos EUA, mais ou menos na mesma época, duas grandes correntes apareceram: a Osteopatia e a Quiroprática. Ambas revolucionaram o mundo da medicina com suas teorias, cuja polemica não está, todavia terminada. Andrew Taylor Still, pai da osteopatia, e David Palmer, pai da quiroprática.

EBRAFIM

 

A EBRAFIM (Escola Brasileira de Terapia Manipulativa) é uma empresa que tem como atividade principal oferecer educação continuada para estudantes e profissionais da área da saúde, ou qualquer pessoa que se interesse em conhecer um pouco mais sobre os mistérios do corpo humano. Atualmente oferece formação em especialização e cursos de formação profissional e simpósios, buscando sempre colocar nossos alunos em contato com temas novos e atuais.

Toda a estrutura da EBRAFIM foi projetada por professores que atuam nas áreas clínica e acadêmica da Fisioterapia, assim a estrutura curricular dos nossos cursos conseguem conciliar o aprendizado teórico, com situações práticas de intervenção e formas de incentivar os alunos a vivenciar os métodos propostos, de forma que consigam criar sua própria dinâmica de trabalho.

 

Pagamento

Siga as etapas abaixo para confirmar seu pagamento:

1 – Acesse a “área do aluno” do site www.fisioterapiamanipulativa.com

2 – Para fazer o login, utilize seu CPF e a senha cadastrada no ato de sua inscrição. Caso não se lembre da senha cadastrada, clique em esqueci minha senha e ela será enviada ao e-mail cadastrado. Se ainda assim tiver alguma dificuldade entre em contato conosco.

3 – Ao acessar a página do aluno clique em mensalidades, na parte do “MENU” do Aluno.

4 – Caso tenha matrícula em mais de um de nossos cursos, selecione o qual desejar consultar na barra “Escolha a turma que está matriculado”.

5 – Para o pagamento da matricula ou para cada uma das parcelas, clique em “[boleto]” na Coluna “Opções”. O sistema irá gerar um boleto para você que deverá ser pago na agência bancária de sua preferência até a data de vencimento. Se tiver algum bônus de desconto no boleto ele deverá aparecer por escrito no final da página.

6 – Caso prefira fazer seu pagamento com cheques nominais, mande um e-mail para financeiro@ebrafim.com

7 – Caso queira pagar o curso todo à vista, a EBRAFIM pode conceder descontos especiais, entre em contato pelo e-mail financeiro@ebrafim.com

8 – No botão downloads você poderá baixar uma cópia deste roteiro de onde precisar.

Local

Rua Pedro Sallas 1-58 | Vila Universitária | Bauru – SP | Cep 17012-220
 
 

Download do material:

 1 – No primeiro dia do mês, de cada uma das disciplinas do curso, será disponibilizado para download na área do aluno em nosso site as apostilas, o roteiro de avaliação do módulo e os vídeos das técnicas que serão ensinadas em aula.

2 – Para baixar o material, basta o aluno fazer seu login na área do aluno, clicar em disciplinas e no botão “download” da disciplina correspondente.

Cronograma do curso:

1 – O Cronograma completo de uma turma pode ser visualizado na página de “Cursos e Eventos” do nosso site, clicando sobre a turma e a cidade correspondente, no menu a direita da página e no botão “cronograma”.

2 – O cronograma individual ou completo de cada turma que estiver matriculado também pode ser visto na área do aluno, no menu “disciplinas” ou “cronogramas”.

Metodologia

Atividades Complementares

Os estudantes deverão entregar atividades complementares, desenvolvidas pelos professores, após cada uma das aulas. Os temas de cada trabalho deverão estimular os alunos a desenvolver estratégias que possam reforçar seu aprendizado e complementar o conteúdo ministrado em aula. Os relatórios das atividades complementares serão anexadas pelos alunos em sua página pessoal do site e os professores das disciplinas correspondentes farão as correções e comentários referentes ao trabalho.

Sistemas de Avaliação

As avaliações são especificas para cada disciplina sendo elaboradas a critério do respectivo professor responsável, O professor deverá atribuir uma nota ao aluno, cuja média mínima para aprovação é de 7,0 (sete).

Controle de Frequência

O controle de frequência é realizado com a comissão de listas de presença especificas para cada disciplina, onde consta a data da realização das atividades, o nome dos alunos, o nome do professor e o conteúdo ministrado. O alunos deverá freqüentar o mínimos de 75% das aulas para concluir este curso.

Trabalho de conclusão de curso (TCC)

Os alunos que quiserem fazer a extensão do curso para Especialização Lato Sensu deverão apresentar o TCC no prazo máximo de 6 (seis) meses após o termino das aulas. O tema do TCC deverá estar relacionado com o curso. O aluno escolherá um professor orientador, que após aprovação pela coordenação geral do curso deverá acompanhar o estudante na realização do trabalho e elaboração do texto final. Este trabalho será entregue na formas escrita e será avaliada pelo corpo docente.

SEU TCC PODERÁ SER SUBMETIDO E PUBLICADO NA REVISTA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA MANIPULATIVA, CASO OBEDEÇA A TODS OS CRITÉRIOS METODOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA A PESQUISA E SEJA APROVADO PELAS COMISSÕES AVALIADORAS.

Desempenho dos Professores, Coordenação, Infra-estrutura e Secretaria

Será analisado pela Direção Geral do curso mediante questionários respondidos pelos alunos, após cada uma das aulas diretamente em nosso site. Os alunos serão argüidos quanto ao domínio do conteúdo programático, sua interação com a classe, bem como será aferido se as expectativas iniciais dos estudantes estão sendo plenamente confirmadas. Os docentes serão periodicamente interpelados quanto a possíveis sugestões de técnicas pra um perfeito desempenho didático-pedagógico do curso.

Professores

A relação dos nossos professores pode ser visualizada pela ABA “PROFESSORES” do nosso site, www.fisioterapiamanipulativa.com.

Bibliografia

Poderá ser baixada diretamente na página do aluno do site, após a confirmação do pagamento da matrícula. Horários e presença e Grade de aula: as informações sobre o cronograma podem ser acessadas de sua página na área do aluno do site www.fisioterapiamanipulativa.com Basta clicar em disciplinas e depois no cronograma de cada aula. AJUSTE SEUS PLANOS DE VIAGEM, DE ACORDO!

Certificação:

Aos alunos que atingirem média final igual ou superior a 7,0 e tiverem frequência mínima de 75% das aulas, receberão Certificado de Formação em Osteopatia Estrutural e Fisioterapia Manipulativa.

Obs: Após completar este curso, o aluno que cursar as formações em Osteopatia Visceral e Craniana pela EBRAFIM, receberá também um certificado de FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPLETA EM OSTEOPATIA.

O Alunos que apresentar seu certificado de formação completa em Osteopatia e tiver completado 940 horas de prática clínica supervisionada na área, poderá concorrer a prova de ESPECIALIDADE pelo CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA.

ATENÇÃO: ESTE TÍTULO NÃO ANULA O TÍTULO LATO SENSU, OU A HABILITAÇÃO PROFISSIONAL FORNECIDA PELA EMPRESA PARA TRABALHAR NA ÁREA.

A CARGA HORÁRIA DE TODOS OS CURSOS DE TÉCNICAS COMPLEMENTARES DA EBRAFIM, PODERÃO SER SOMADAS AS HORAS DE FORMAÇÃO EM OSTEOPATIA PARA ATINGIR UM TOTAL DE 1500 HORAS. SOMENTE COM ESTA CARGA HORÁRIA COMPROVADA É POSSIVEL CONCORRER AO TÍTULO PELO COFFITO.

A CARGA HORÁRIA TOTAL DESTE CURSO PODERÁ SER APROVEITADA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR EXTRACURRICULAR. ESTE TIPO DE ATIVIDADE É OBRIGATÓRIA PARA A CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.

Secretaria EBRAFIM – ESCOLA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA MANIPULATIVA www.ebrafim.com

Galeria de fotos