A cervicalgia é uma dor referida na região da coluna perto da cabeça, normalmente é insidiosa e dificilmente aparece de forma súbita. Pode estar geralmente relacionada com movimentos bruscos do pescoço, permanência por um longo período em uma mesma posição, trauma ou esforço. As dores cervicais podem também estarem relacionadas com alterações em ATM (articulação temporo mandibular).

Sintomas

Um paciente com cervicalgia adquire um mecanismo de defesa apresentando diminuição de mobilidade, dor à palpação dos músculos cervicais, podendo irradiar para os membros superiores (braços). 
 

As dores podem ser de intensidade leve ou até grave, apresentando também sintomas de cansaço na região posterior do pescoço. Nos braços, apresentará além da dor, alterações de falta de sensibilidade, fraqueza muscular e formigamento. As fraquezas musculares são apresentadas em casos mais graves, o adormecimento dos braços pode ser contínua ou desencadeada por algum fator.

O paciente pode vir a apresentar cefaleias frequentemente mais pulsáteis e com intensidade variável. As cefaleias podem evoluir para quadros de enxaquecas apresentando transtornos visuais, fotossensibilidade (sensibilidade a luz), digestivos e psíquicos, com mais predominância deste quadro em mulheres.

Causas

Origem traumática  

Origem nos ligamentos 

Origem à distância: problemas relacionados com a ATM ou com a região pélvica, mais precisamente, o sacro.

Disfunções vicerais

Origem infecciosa

Origem tumoral

Origem dentária: más-oclusões, infecções dentárias e gengivais, podendo causar alterações no aparelho mastigatório, podendo gerar consequências na região alta da cervical, sendo possível através de todo o desiquilíbrio do corpo, refletindo em alterações descendentes com quadros de lombociatalgia.

Tratamento

Após uma avaliação minuciosa, é elaborado o quadro lesional que determina o início da lesão. A partir desta análise, é formulado o tratamento que pode incluir liberações fasciais, mobilizações, alongamentos, manipulações (Thrust), stretching e mobilização neural.